segunda-feira, 6 de abril de 2009

Carreira

Década de 1990

Aos dezesseis anos de idade, Ledger fez exames de graduação rápida no ensino médio e partiu para Sydney com o melhor amigo, Trevor DiCarlo, para tentar consolidar-se como ator. Voltou para Perth para actuar como um ciclista homossexual na série de televisão Sweat, de 1996.

Em 1996, antes de fazer a sua estreia no cinema australiano em Blackrock, Ledger envolveu-se em Roar, uma série de duração curta da Fox Broadcasting Company. Em 1999, Ledger estrelou na comédia adolescente 10 Things I Hate About You, e começou a ganhar visibilidade nos Estados Unidos da América. Também naquele ano estrelou no aclamado filme australiano Two Hands.

Década de 2000

De 2000 até 2005, Ledger estrelou, ao lado do ator Mel Gibson, The Patriot, e outros filmes Monster's Ball, A Knight's Tale, The Four Feathers, Ned Kelly, The Order e The Brothers Grimm. Em 2001, ganhou o prémio ShoWest de Futura Estrela Masculina com base nas suas performances em The Patriot e A Knight's Tale. Em 2003, foi nomeado um dos atores favoritos daquele ano pela edição australiana da revista GQ.

Em 2005, Ledger recebeu o prémio de melhor ator do Círculo de Críticos de Cinema das cidades de Nova Iorque e de São Francisco pelo seu aclamado desempenho no filme Brokeback Mountain de Ang Lee. Neste, Ledger interpreta um cowboy homossexual do estado de Wyoming, Estados Unidos, chamado Ennis Del Mar, que se apaixona pelo sonhador Jack Twist, interpretado por Jake Gyllenhaal. Por esta performance, recebeu também indicações para os prémios de melhor ator nos Globos de Ouro e Oscar.

Também em 2005, Ledger interpretou uma versão fictícia de Giacomo Casanova em Casanova. O filme, uma comédia romântica co-estrelada por Sienna Miller e Jeremy Irons, recebeu duras críticas e pouca bilheteria, sendo o primeiro filme de Ledger a não obter êxito comercial ou crítico.

Em 2006, Ledger foi convidado a tornar-se membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Em 2007, foi um dos seis actores a interpretar Bob Dylan em I'm Not There.

Ledger interpretou o Coringa/Joker, vilão das histórias de banda desenhada (quadrinhos) de Batman, em Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight), de 2008, do qual recebeu, no dia 23 de fevereiro de 2009, o prêmio póstumo Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante um ano após a sua morte.[5] O filme teve estréia em 18 de Julho de 2008. Como o filme já estava em etapa de pós-produção após a morte de Ledger, não sofreu alterações. No entanto, não se pode dizer o mesmo sobre a campanha de marketing viral na sua personagem. Nos créditos finais deste filme, segundo os produtores, haverá uma homenagem póstuma ao ator.

Heath estava a filmar The Imaginarium of Doctor Parnassus na época da sua morte. Os produtores decidiram que os atores Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell continuarão o papel do ator no filme. Pelo roteiro, em suas viagens, o Dr. Parnassus passa por um espelho mágico, portanto, todas as vezes que ele passar por esse espelho, o ator mudará, tornando possível a atuação dos quatro atores no papel-título.

Direção

Ledger tinha fortes aspirações a se tornar diretor de cinema. Explorou esse seu lado em alguns videoclipes e numa curta-metragem. Em 2006, dirigiu três videoclipes: "Morning Yearning" de Ben Harper, e "Cause an Effect" e "Seduction Is Evil (She's Hot)" de N'fa, rapper australiano. Em 2007, revelou numa conferência de imprensa no Festival de Veneza que gostaria de dirigir um filme sobre Nick Drake, cantor e compositor britânico morto prematuramente aos 26 anos. Este foi o tema de "Black Eyed Dog", a sua primeira e única curta-metragem.

Ledger estava trabalhando numa adaptação cinematográfica de The Queen's Gambit, de Walter Tevis, com o produtor e argumentista escocês Allan Scott. Este seria o seu primeiro filme como diretor.

Um comentário:

Anônimo disse...

ELE FOI UM HOMEM ÓTIMO.........DEISE